- nov 24, 2025
- Assessoria Reverso
- Notícias
- 0 Comments
Com a aproximação do fim de ano, a Black Friday volta a movimentar a região sul e sinaliza o início de um dos períodos que mais aquece o varejo no ano. Entre a busca por presentes antecipados de Natal e as ofertas que tradicionalmente marcam o fim do mês de novembro, o comércio pelotense já começa a se preparar com vitrines personalizadas e anúncios pelo calçadão de Pelotas. Estimativas apontam que o varejo movimentará R$ 4 bilhões em 2025 no Rio Grande do Sul.
Em Pelotas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) já se movimenta para impulsionar as vendas com a campanha #PelotasEuComproAqui, criada há mais de dois anos e que se renova a cada semestre. O objetivo é reforçar junto à população a importância de valorizar as empresas locais. A entidade também está estimulando os associados a se prepararem para a data, que já é considerada uma das mais importantes para o varejo brasileiro.
De acordo com Daniel Centeno, conselheiro gestor da CDL Pelotas, o momento é estratégico e exige estímulo dos lojistas e suas equipes. “Estamos entrando em um período que exige ainda mais preparo das lojas, porque a Black Friday e o Natal trazem uma verdadeira enxurrada de clientes para os empreendimentos. É um momento para organizar estratégias, reforçar o atendimento presencial e criar oportunidades que atraiam o consumidor para dentro do comércio da cidade. A campanha da CDL vem justamente para reforçar esse movimento, identificando as lojas participantes e incentivando o público a prestigiar o varejo local”, comenta Centeno.
Preferências do consumidor ganham força no fim de ano
A cada ano, o mercado se adapta às preferências do consumidor no período da Black Friday, e em 2025 esse cenário não será diferente. De acordo com a Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul (FCCS-RS), a crescente procura por produtos atinge diferentes setores.
TVs, geladeiras, máquinas de lavar e aparelhos de ar-condicionado seguem entre os itens mais buscados, seja para renovar a casa ou aproveitar descontos em produtos de maior valor. Entre os eletrônicos, smartphones, tablets e notebooks continuam liderando as intenções de compra.
Com a chegada do Natal, ganham destaque também roupas, calçados e artigos de beleza, como perfumes, hidratantes e maquiagens, além de brinquedos para as crianças, ampliando ainda mais o movimento nas lojas.A expectativa é de que o fluxo nas lojas seja um dos melhores dos últimos anos, impulsionado pelas compras de fim de ano e pelas ofertas especiais. No Rio Grande do Sul, as compras da Black Friday podem atingir R$ 4 bilhões, entre o varejo online e presencial, segundo estimativa da FCCS-RS.
