blog img

A Fenadoce – Especial de Natal foi oficialmente lançada na noite de terça-feira (08) com a presença virtual de autoridades e com um vídeo enviado pelo Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele elogiou a coragem e criatividade da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), realizadora do evento, e a iniciativa solidária. “Não estamos no Centro de Eventos como antes, mas a Fenadoce nesta edição de Natal se reinventou de maneira bonita e inspiradora para todos nós”. A programação da feira segue até dia 31 de dezembro com venda de doces por aplicativo mobile e apresentações culturais transmitidas pelo YouTube.

Eduardo Leite também parabenizou as doceiras pelo trabalho intenso. Ele ainda convidou a todos para pedirem os doces pelo aplicativo e doarem artigos infantis na ação social do evento, anunciando que está enviando brinquedos para colaborar. Assim como ele, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou a criatividade do povo pelotense em dar respostas positivas nos momentos de crise. “Essas ações nos fortalecem, mostram que vamos vencer. A Fenadoce – Especial de Natal ficará como um símbolo de resiliência, força, coragem e sensibilidade de Pelotas”, declarou ela.

O Deputado Federal Daniel Trzeciak também destacou a iniciativa da venda de doces pelo aplicativo e salientou que o evento é “uma grande lição neste ano”. Para o Deputado Estadual Luiz Henrique Viana, a edição de Natal leva a Fenadoce para a era digital provando a sua capacidade de se adequar a todos os momentos, gerando emprego e renda para a região.

As doceiras estiveram representadas pela presidente da sua associação, Simone Bica. “A Fenadoce é o momento mais alto do nosso trabalho, tanto pela questão econômica quanto por fazermos isso pela cidade, em união para mostrar a força de Pelotas”, disse ela, convidando a toda população para seguir com os pedidos pelo aplicativo, que no primeiro final de semana já totalizou 20 mil doces vendidos. Outro destaque do evento é a Fenadoce Cultural, que conta com o financiamento Pró-Cultura RS – LIC – Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Secretária de Cultura do RS, Beatriz Araújo, fez questão de parabenizar a iniciativa da CDL Pelotas em apoiar os artistas neste momento. “Esse esforço vai repercutir muito na vida dos artistas e até mesmo das pessoas que estão em distanciamento social”, lembrando que as transmissões são online.

Para os patrocinadores do evento, a Fenadoce – Especial de Natal também significa a força do povo gaúcho. Patrícia Lameirão, representante da Osirnet, patrocinadora master da feira, reforçou o apoio da empresa em reconhecimento à importância de incentivar a tradição da cidade. O Diretor Comercial do Banrisul, Fernando Postal, parabenizou o evento em nome do presidente do banco, Claudio Coutinho. “O Banrisul está sempre ao lado da Fenadoce e do povo de Pelotas”, afirmou.

O Conselheiro Gestor da CDL Pelotas, Ênio Ferreira, abriu o evento destacando a força e a potencialidade da tradição e da economia local, amparada no trabalho coletivo e em ações com parcerias que constroem uma cidade mais forte. Ele também agradeceu ao apoio dos patrocinadores, do governo estadual e da Prefeitura de Pelotas, salientando o trabalho das doceiras como fundamental para manter a essência da cidade.