blog img

Dezembro foi um mês de valorizar a tradição doceira e o comércio local de Pelotas com a Fenadoce – Especial de Natal. O evento, que contou com ações solidárias, venda de doces online e apresentações culturais pelo YouTube, totalizou 178.475 unidades de doces comercializados. As ações iniciaram em 05 de dezembro e se estenderam até dia 31, combinando a tradição centenária do doce com a inovação da venda por aplicativo mobile. Na Fenadoce Cultural, foram registradas mais de 30.000 impressões no YouTube.

“Foi um evento muito importante para a Associação das Doceiras. Muitas delas não têm ponto de venda próprio e dependem anualmente da Fenadoce, por isso adaptamos o evento a uma edição especial que também valorizou o comércio da nossa cidade e os artistas locais”, reflete o Gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, Enio Ferreira. O evento levou para o comércio da cidade o Selo da Formiga, que através do concurso cultural Doce Vantagem premiou com cestas de doces quem trocou notas fiscais acima de R$ 100,00 por cupons com a pergunta: “Por que a tradição doceira de Pelotas é tão importante?”.

Adaptação e inovação

A edição especial da Fenadoce precisou inovar e se adaptar para viabilizar a venda de doces. “Estamos falando de uma tradição centenária e reconhecida como Patrimônio Imaterial do IPHAN. Vender doces pelo aplicativo parece simples, mas envolveu uma logística nova para muitas doceiras”, explica Enio. Segundo ele, o saldo é positivo. “A CDL Pelotas está muito satisfeita de ter feito todos os esforços para a edição especial e ver o quanto isso ajuda a valorizar o que é de Pelotas”, destaca.

Os doces podiam ser comprados diretamente no App Fenadoce, criado para a edição de Natal da feira, e também em um quiosque no Calçadão Central de Pelotas. Foi montada ainda uma Loja de Doces no Shopping Pelotas que funcionou como ponto de distribuição dos pedidos via aplicativo.

Fenadoce Cultural

Ao longo do mês foi possível acompanhar também as apresentações artístico-culturais da Fenadoce Cultural. Os artistas locais foram escolhidos de acordo com os critérios pré-estabelecidos de acordo com os inscritos na edição de 2020, que até então não havia acontecido. As transmissões aconteceram diariamente à noite no canal do YouTube da feira e continuam disponíveis.

“Além de ter sido uma forma de ajudar e valorizar os artistas locais, entendemos que a Fenadoce Cultural também levou mais alegria para a casa de todos que estão passando por um momento difícil no cenário atual”, salienta Adriane Silveira, Gerente Executiva da CDL Pelotas.

A Fenadoce Cultural – Especial de Natal tem o financiamento Pró-Cultura RS – LIC – Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o patrocínio da Osirnet, apoio institucional Prefeitura Municipal de Pelotas, produção Ânima Cultural e realização da CDL Pelotas.

Solidariedade em meio ao Natal

A Fenadoce – Especial de Natal também promoveu a solidariedade. Resgatando a ação “Quem cresce aqui nunca. Quem ajuda, também!”, realizada no Dia das Crianças pela CDL Pelotas, a feira convidou a comunidade para doar artigos infantis novos ou usados para crianças carentes do município.

Ao longo do mês, o centro histórico da cidade também ganhou uma nova vida com a ambientação de Natal. O Calçadão Central e o Mercado Público, onde foi criada a Vitrine de Natal, foram os principais pontos que receberam a decoração natalina. Em frente ao Mercado foi montada ainda a Árvore de Natal com 15 metros de altura.

A Fenadoce – Especial de Natal tem o patrocínio master de Osirnet, patrocínio do Banrisul, apoio do Shopping Pelotas, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e realização da CDL Pelotas.

×