blog img

Com o recurso apresentado no final de semana, Pelotas agora tem a possibilidade de recorrer sem entrar automaticamente na bandeira vermelha

Por Vitória Leitzke

A prefeita Paula Mascarenhas realizou, nesta segunda-feira (13), uma transmissão de vídeo ao vivo para falar sobre as decisões que serão tomadas pelo governo municipal após o Município ficar com a bandeira vermelha definitiva no Distanciamento Controlado do governo do Estado. Pela segunda semana consecutiva, Pelotas é risco alto para o novo coronavírus e as medidas terão vigência da terça-feira (14) até a segunda-feira (20).

Recurso enviado pela prefeita sobre a cidade não entrar automaticamente em risco alto para o novo coronavírus pelo governo estadual, enviado no sábado (11), foi aceito pelo Comitê de Crise do Estado. Durante a transmissão de vídeo, ela explicou que a decisão, que beneficiará todas as regiões do estado, que não é para garantir a bandeira laranja na semana que vem, mas sim a possibilidade para o governo estadual avaliar a situação. 

“Precisamos avaliar diariamente o avanço da pandemia e tomar as decisões com clareza, buscar soluções, para quem sabe, na semana que vem, a gente consiga flexibilizar alguns serviços que estão paralisados com as medidas”, explicou Paula.

Ela ainda falou que é inegável o agravamento da doença na região Sul. Segundo o boletim epidemiológico desta segunda, o município tem 441 casos confirmados, sendo 289 recuperados, 133 isolados, sete óbitos e 28 internações, sendo 22 da cidade e seis de municípios da região. Paula ainda ressaltou que hoje, a cidade tem ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 45%.

Alterações nas medidas de prevenção

Como a gestão municipal tomou medidas mais rígidas do que o protocolo de bandeira vermelha do Estado permite na última semana, nesta semana, algumas flexibilizações permitidas pelo modelo do Distanciamento serão realizadas a partir desta terça-feira (14). Academias, com treinos individuais, poderão funcionar com uma pessoa ocupando 16 m². Treinos em dupla, que respeitem este distanciamento, também serão liberados. 

Além deste setor, cultos e missas poderão permitir público de até 30 pessoas, dependendo da ocupação máxima do local. Cirurgias eletivas seguem suspensas devido à deficiência do número de anestésicos, apenas oncológica e emergências serão permitidas.

“O setor de comércio e de serviços está pagando um preço muito alto com a pandemia, por isso precisamos que a população entenda que é necessário o engajamento de todos, o comércio fecha para que as pessoas não saiam sem motivo. Fiquem em casa, recomendem isso para suas famílias, se conseguirmos este engajamento, teremos consequências positivas e isso vai nos permitir uma nova análise do Estado [na sexta-feira (17)]”, afirmou a prefeita.

Futebol

Questionada sobre o clássico Bra-Pel, marcado para a próxima semana, ela falou que prefere que a decisão seja realizada em Pelotas para evitar que as pessoas se desloquem para outra localidade atingida pela pandemia. “Decidimos autorizar os treinos coletivos com todos protocolos para não prejudicar nossos times, embora a gente preferisse que começasse mais tarde [o campeonato]. Vamos preferir que o Bra-Pel ocorra na cidade para não colocar os envolvidos em risco em outras cidades com incidência do vírus”, destacou.

Clique aqui e acesse o Decreto 6.291 de 14 de Julho de 2020.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Pelotas Foto: Rodrigo Chagas

×