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Na sexta-feira posterior ao feriado norte americano de Ação de Graças, dia 24/11,  ocorre a Black Friday 2023, data em que lojistas tradicionalmente realizam promoções com grandes descontos. Promovida no Brasil desde 2012, a Black Friday é  vista como o dia em que se iniciam as compras para os feriados de final de ano, como Natal e Ano Novo. Em 2023, a previsão é de ser um período positivo para a economia, já que, segundo pesquisa da MField, sobre a expectativa de venda durante a data, 32,2% da população brasileira pretende realizar compras neste dia.

Algumas tendências de comportamento do consumidor que estão previstas para este ano são: 

  • Setores de interesse: De acordo com dados da MField, os principais produtos procurados vão ser os itens relacionados à moda e acessórios (39,3%), eletrônicos (37,5%) e cosméticos (35,9%). Além disso, os setores de calçados (33,2%) e eletrodomésticos (31,5%) também estarão em alta;
  • Pesquisar e planejar com antecedência: Conforme a pesquisa, 32,8% dos entrevistados começam a pesquisar e comparar preços um mês antes da data e 27%  irão fazer esse levantamento de preços durante a semana da Black Friday;
  • Desconfiança: Por conta de casos em anos anteriores de empresas criarem descontos falsos durante a Black Friday, o público já está atento a possíveis golpes e muitos buscam comprar apenas de marcas que possuem credibilidade no mercado ou que já tenham costume de adquirir;
  • Consciência ecológica: Segundo a empresa Neotrust, especialista em análise de dados de e-commerce, haverá um aumento de 12,6% em comparação com o ano anterior nas vendas de marcas e lojas que tenham como prioridade a sustentabilidade e o bem estar ambiental.

Com esse cenário, a dica é os lojistas se prepararem com certa antecedência para a data, analisarem através de levantamento de dados quais são os produtos em estoque que o público mais tem interesse, desenvolverem campanhas de divulgação (tanto online quanto em veículos de publicidade locais) para suas promoções e criarem descontos atrativos para seus clientes.

A expectativa é de que as vendas no comércio local sejam favorecidas com a data. Nas redes sociais da CDL Pelotas é possível acompanhar dicas e mais informações importantes para investir nas vendas para a data.

Créditos da Imagem: <a href=”https://www.freepik.com/free-photo/cropped-image-woman-inputting-card-information-key-phone-laptop-while-shopping-online_1202191.htm#query=commerce&position=5&from_view=search&track=sph”>Image by snowing</a> on Freepik

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