Depois de dois anos de expectativa, os portões da 28ª edição da Fenadoce abriram ao público na tarde desta sexta-feira (06), em Pelotas/RS. O evento segue até o dia 19 com atividades voltadas à tradição doceira, cultura, gastronomia e empreendedorismo. Logo no primeiro dia o público já fez questão de prestigiar a feira, que neste ano tem o tema “Doces (re)encontros”. A programação do final de semana contará com oficinas de gastronomia, música, dança, capoeira e xadrez.

O público foi recepcionado com a presença do trio de Baronesas desta edição: Elana Ávila da Silva, Julia Eisenhardt e Taila Freitas. Dentre os primeiros visitantes esteve Ivete Possas, 69 anos, que foi de Canguçu visitar a Fenadoce 2022. Com saudades da feira que estava acostumada a participar anualmente, ela destacou a importância para os setores da região. “O sucesso desse tipo de evento na nossa região reflete em toda a economia local e arredores”, disse ela, contente por reencontrar os pavilhões do Centro de Eventos.

Ao longo da tarde o evento também recebeu a visita do Secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, Claudio Gastal. Para a Presidente da Comissão Organizadora da feira, Eliane Sedrez, o primeiro dia refletiu o sentimento que já se tinha do público. “Foi um dia emocionante e que finalmente deu vida a todos os esforços que a organização tem feito nos últimos anos para que isso tudo pudesse acontecer hoje. Estamos muito satisfeitos em ver as pessoas de volta ao Centro de Eventos e não temos dúvidas: esta Fenadoce será inesquecível”, destacou.

A Fenadoce 2022 conta com 373 espaços. Ao todo, são 245 expositores, 42 estandes na Cidade do Doce, 62 estandes na Feira da Agricultura Familiar, 22 espaços na Praça de Alimentação e dois restaurantes.

Turismo e inovação
Uma das novidades desta edição é o Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, um espaço de inovação do Sebrae/RS em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas. A programação irá realizar desde pitchs até palestras sobre negócios e turismo.

No sábado (03) o Salão receberá o Painel Turismo Rural, com com Nívea Saraiva, Diretora de Desenvolvimento e Turismo da ACP, empreendedora e proprietária do Parque Stone Land, às 11h30. Às 15h a conversa será voltada ao empreendedorismo feminino no “Conectando mulheres” e encerrando com Histórias que Inspiram, às 17h. Já no domingo (05), a conversa será uma apresentação da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes, às 15h.

Festival de Gastronomia
A feira também recebe novamente neste ano o Festival de Gastronomia, promovido pelo Curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pelotas. A programação contará com oficinas que ensinam a fazer doces, incluindo releituras de receitas de outros países. No sábado (04) o público poderá conferir a oficina de Rei Alberto, às 15h, e depois de Biscoito Amanteigado com Flores Comestíveis, às 17h, ambas com Vanessa Garcia Monteiro. No domingo (05) a oficina das 15h será de Confeitaria Artística, com Bárbara Oliveira, e Gastronomia Argentina, às 17h, com Arthur Pedroso. As oficinas são limitadas a 20 participantes por cada horário e não é necessário se inscrever previamente.

Campeonato de Xadrez Fenadoce
Um dos destaques do final de semana é o Festival de Xadrez, promovido através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas (Sdeti). A disputa acontecerá durante o sábado (04) e domingo (05) com a presença do Grande Mestre Alexandr Fier, Tricampeão Brasileiro de Xadrez, e torneios Blitz e Rápido, incluindo o torneio aberto de Xadrez Rápido, valendo o Rating FIDE e Confederação Brasileira de Xadrez.

Fenadoce Cultural
No sábado (04) os palcos também vão se preencher com música e dança na Fenadoce Cultural. A programação inicia no Palco Principal da Praça de Alimentação às 12h com a Banda Democrata, seguindo às 13h30 com Clube do Choro e às 15h finalizando com o Grupo Musical Elaci Schneider. Na Estância Princesa do Sul as apresentações iniciam às 14h com Marcos Nascente, seguido por Priscila Olave no Mundo dos Festivais, às 16h, Bibiana de Mattos Melo, às 17h30, Joãozinho Missioneiro, às 19h, e Os Carreteiros, às 20h30. Na Cidade do Doce o dia receberá a performance artística Doces (Re)encontros e ainda shows de Alê Voz e Violão, às 13h30, Paulinho Martins, às 16h, Rafael Bennett, às 18h30, e Duo Waltzer Terres, às 21h. No Palco Central da Praça de Alimentação a música ficará por conta de Egbert Parada, às 17h30, Tiago Guido da Silveira, às 19h, e Lerien Barbosa, às 20h30.

No domingo (05), o Palco Principal da Praça de Alimentação receberá a Capoeira Filhos da Roda, às 12h, o Espaço da Dança Marina Miranda, às 13h, e o Grupo de Dança e Ballet Sabrina Freitas, às 14h30. Na Estância Princesa do Sul a programação iniciará às 14h30 com Gilberto Gomes, seguindo com Sandro Madruga, às 16h, Los Albertos, às 17h30, Grupo Tradição Tchê, às 19h, e Saladeril, às 20h30. A Cidade do Doce contará com Alex Cruz Canta Circo Sem Lona, às 13h30, José Machado, às 16h, Tati e Fábio, às 18h30, e Zé do Samba, às 21h. Já o Palco Centro da Praça de Alimentação iniciará às 17h30 com Trigonometrio. Logo em seguida, encerram o dia Wanessa Boabaid e Banda, às 19h, e Grupo Partido Bom, às 20h30.

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.