- set 10, 2024
- CDL Pelotas
- Notícias
- 0 Comments
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) entregou o Troféu Mérito CDL Pelotas 2024 será entregue à empresária Maria Helena Lubke Jeske, fundadora da Imperatriz Doces Finos. Com uma longa trajetória dedicada à produção dos doces, o seu nome foi unânime como um reconhecimento à persistência no empreendedorismo, que rendeu até prêmios nacionais, e pela atuação na tradição doceira. O troféu foi entregue no dia 05 de setembro, durante o Jantar dos Homenageados, em parceria com a Associação Comercial de Pelotas (ACP).
A admiração de toda a classe de empresários pelo trabalho de Maria Helena foi um dos principais motivos que levou à escolha do seu nome. “O troféu é um reconhecimento e um agradecimento a uma pessoa engajada na tradição doceira, que acredita no potencial de Pelotas e que nos inspira a trabalhar por essa cidade, gerar empregos, renda, apostar na cultura local e nunca desistir”, salienta Daniel Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas.
Mãe de duas crianças pequenas à época, Maria Helena começou a fazer doces em casa e a vender na escola dos filhos para complementar a renda familiar, em 1998. A produção era caseira, já que não havia dinheiro para investir naquele momento. “De doce em doce consegui participar na minha primeira Fenadoce e abrir uma microempresa. A cozinha era de 3 por 4, tudo difícil, mas eu fui conhecendo novas oportunidades, fiz cursos de aperfeiçoamento e fui evoluindo”, conta Maria Helena, que fez parte do grupo responsável por criar a Associação dos Doceiros, dedicando-se a estudar os doces tradicionais.
Em 2011, participou do Concurso Mulher de Negócio, do Sebrae, e foi selecionada para representar o Rio Grande do Sul. Ao final da competição, Maria Helena ganhou o Ouro do Brasil – Mulher Empreendedora. O sucesso passou para a próxima geração da família, incentivando o filho a trabalhar com os doces na empresa.
As experiências internacionais da empresária, sempre em busca de conhecimento, também fizeram a diferença para a cidade. Em viagens pela França e México, ela conheceu de perto os processos de indicação geográfica do champagne e da tequila, que ajudaram a contribuir nos processos de indicação dos doces de Pelotas.
Em 2016, sob a liderança de Maria Helena, a Imperatriz iniciou o projeto de ampliação da sua fábrica e com a possibilidade de visitação, que foi concretizado em 2019, mesmo depois de precisar tratar um câncer. “Quando eu era adolescente, tinha sonhos. Realizei até 2014, começaram novos em 2024 sendo realizados. Hoje, com projetos de grande relevância para Imperatriz, a tradição dos doces, turismo, com a certeza de que minha história eu estou escrevendo, quero deixar um legado e um exemplo de persistência, de uma mulher, mãe, esposa, dona de casa, sonhadora e batalhadora”, conta.